24/07/2017

5 Dicas para prevenir e tratar gripe e resfriados



Tratar gripe e resfriados com 5 dicas:


Os meses de junho, julho e agosto produzem uma época de grande ocorrência de gripes e resfriados, devido ao frio aumenta ainda mais os casos e nesses dias você já deve ter encontrado alguém com sintomas.

Por isso preparamos as melhores 5 dicas para prevenir e tratar gripe e resfriados.

Primeiro é preciso entender para poder prevenir.
1- Como se pega gripe ou resfriados?

  • A principal via de infecção da gripe e resfriados é a via oral e respiratória, geralmente através de micro gotículas disseminadas em conversas, tosses, espirros ou mesmo na respiração.
  • Isso quer dizer que ficar próxima de pessoas contaminadas ficando exposto aos espirros e tosses vão aumentar muito a sua chance de contrair a doença.
  • Tocar nos objetos da pessoa contaminada e levar a sua mão aos olhos e boca também pode ser a fonte de contagio.

2- Como evitar gripes e resfriados?

Ambos os resfriados e o vírus da gripe costumam aumentar a sua presença com a chegada do frio. Vamos aprender a distinguir entre as duas doenças e fornecer recomendações para evitar o contágio e recuperar se você por acaso for infectado.

A gripe e os resfriados são causados por vírus, e não por bactérias, por isso os antibióticos não são a solução nestes casos.

3- Vias de infecção de gripe e resfriado?

Em ambos os casos, a principal via de transmissão é oral e respiratória, geralmente através de micro gotas que disseminam na conversa, tosses, espirros ou quando respiramos.

As mãos são também uma importante fonte de infecção, pois ao espirrar ou tossir e colocar a mão para tampar as gotículas, posteriormente você pode acabar tocando em algo e infectando pessoas a sua volta.

Daí a importância de corretamente lavar as mão e sempre que espirrar.

Procure ter sempre um lenço para que evite usar a mão para proteger os espirros e tosses.

4- Quais são os sintomas de cada um?

Resfriados geralmente são acompanhados de um mal estar corporal, espirros, dor de garganta e coriza e, por vezes, febre (às vezes alta).

O mal-estar, espirros, nariz entupido e tosse são os protagonistas, acompanhados em alguns casos de alguns sintomas não respiratórios, tais como diarreia.

Quando o vírus está diminuindo, a tosse residual pode ainda durar um algumas semanas. A duração média de um resfriado geralmente 7 a 15 dias.

Desconforto geral, rubor facial e tonturas começam a ficar com intensidade leve, assim como dificuldade respiratória, corrimento nasal, tosse e dor de garganta.

No caso da gripe, manifesta-se em 2 ou 3 dias de ter estado em contato com o vírus e os sintomas também seguem um padrão comum, começando com baixa febre e mal-estar, tonturas, rubor da face e da falta de energia.

Nos dias seguintes ligeira dificuldade de respiração, corrimento nasal, tosse seca, espirros, na maioria das vezes, também se manifestam inflamação da garganta.

Neste caso, a partir do quinto dia, a maioria dos sintomas desaparece, mas tosse, cansaço e até mesmo febre, pode durar vários dias.

5- Tratamento a seguir

Poucas pessoas sabem, mas é preciso cuidar da gripe nas primeiras horas em que ela se instala. Quanto antes você agir mais rápido você vai se recuperar, por isso invista em bons remédios caseiros para gripe e resfriado e cuidados de saúde.

Quando se lida com doenças virais, o tratamento permanece sintomático a seguir, por isso, as principais recomendações para estas doenças são:

Beber bastante líquidos para repor os líquidos perdidos pela transpiração e febre, procure incluir caldos e chás quentes, pois além de hidratar podem trazer mais conforto para o mal estar corporal.

Durma bem e tente descansar, na medida do possível.

Tome antipiréticos ou analgésicos para controlar a dor e febre, se é alta.

O médico também oferece cinco diretrizes a serem seguidas para evitar, na medida do possível, de contrair qualquer destas doenças:

Levar uma vida saudável para o nosso sistema imunológico para responder adequadamente às infecções: uma dieta equilibrada, fazer exercícios regularmente, manter o estado emocional ideal, evitar maus hábitos, etc.

Manter uma dieta rica em frutas que contenham vitamina C (laranjas, kiwi, etc).

Lavar as mãos corretamente e com frequência.

Evite, como medida do possível, ambientes onde sabemos que o vírus é latente.

Use um tecido de papel.

No caso da gripe, a vacinação é recomendada para evitar a propagação do vírus e reduzir os sintomas em pessoas que mais necessitam, especialmente nos grupos de maior risco:

-Pessoas com mais de 65 anos,
- Os trabalhadores em centros de saúde,
- Mulheres grávidas, - As pessoas com doenças cardiovasculares ou
- Pulmonares crônicas e
- Grupos de profissionais com risco acrescido, por exemplo, os professores.

Acesse o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=dHCw-GwX18Q

21 comentários:

  1. Adorei seu artigo, dicas muito interessantes e importantes para esses meses de frio. Prof Rosi Feliciano https://beleza.blog.br/

    ResponderExcluir
  2. No frio que faz aqui no sul, essas dicas valem ouro kkkk ♡
    http://toobege.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. ola tudo bem? muito boas as dicas , é precizo tomar alguns cuidados ainda mais com esse esfria e esquenta que tem feito no Rio grande do sul. bjss

    ResponderExcluir
  4. Ola, Adorei suas dicas muito interessantes e importantes para esse frio e calor que faz aqui no Rio Grande do Sul.
    Beijos Sucesso

    ResponderExcluir
  5. Essas dicas são maravilhosas!
    Também fiz uma postagem no meu blog contando um pouco sobre.
    Sucesso!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá! Tudo bom?
    Adorei as dicas, gripe é algo muito ruim, e nessa época do ano sempre acabo pegando vou tentar colocar em prática.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Simplesmente adorei o post, pois é essencial para todas as pessoas. Eu não sabia dessas diferenças entre gripe e resfriado, e agora estou bem mais informada. Gostei das dicas para tratar as doenças, são coisas simples e que podemos fazer facilmente. Adorei!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Eu realmente precisava ler algo assim a uma semana, teria me ajudado bastante, mas agora já estou arriada de gripe !

    ResponderExcluir
  9. Olá, por acaso agora em Portugal estamos no verão mas no inverno fico muito constipado!
    Obrigada pelas dicas, serão úteis quando chegar a altura do ano mais fria!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Amei o post! Eu tenho sinusite, então as vezes confundo tudo,rs. Achei o post bem explicativo, e creio que quase não pego gripe, só resfriado. Eu sempre tento me cuidar, já anotei as suas dicas, mas na correria do dia dia, eu até me esqueço.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Acho que eu fico resfriado constantemente...
    Aqui onde eu moro o clima não ajuda muito a gente ter saúde. Cada hora o tempo tá e um jeito, ficamos muito suscetíveis aos resfriados e gripes.
    Gostei do Post! Me ajudou a entender algumas coisas!

    ResponderExcluir
  12. Adorei o post eu tenho sinusite e o seu post ficou muito explicadinho amei anotei todas as suas dicas beijo sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gosto, espero que essas dicas ajudem a todos, bjs!

      Excluir
  13. Ou, nesse frio que está aqui em BH e creio que em quase todo o Brasil, essas dicas vão ser muito bem vindas viu hahaha, to morrendo de medo de gripar, pq to lotada de coisas para fazer, não posso me dar ao luxo de passar mal hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que vai ajudar, bjs!

      Excluir
  14. Olá,
    Gostei bastante da postagem e a achei bem esclarecedora.
    Graças a Deus, faz bastante tempo que não fico gripada ou resfriada, mas da última vez foi bem complicado, apresentando febre alta.
    Gosto sempre de tratá-la com remédios caseiros como chá de gengibre com mel e limão! Amo.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, com certeza temos que se cuidar sempre, poi de uma hora ou outra sempre gripada também, é uma coisa que não gosto muito de ficar. Eu gosto muito de remédios caseiros e esse chá que você sitou é uma ótima indicação. Bjs!

      Excluir
  15. Oi tudo bem ?
    Adorei as dicas, com essas mudanças de clima as pessoas precisam se prevenir contra a gripe mesmo.
    Adorei
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Super arrasou nas dicas.... Todo cuidado é pouco pra evitar rs.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Com temperaturas tão baixas assim e aquele "friozinho", sempre tem gente pegando aquela gripe. O número de casos de doenças respiratórias, inclusive, aumenta muito. Tenho rinite e vivo mal com essa mudança de clima.. Adorei as dicas, lavar as mãos é essencial. Beijos

    ResponderExcluir
  18. Sou muito de confundir gripe com resfriado... Achei mega interessante e super curioso esse post, sanou muitas dúvidas minhas e claro deu ótimas dicas para a gente! Esse frio as vezes pega de jeito, amei

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo(a)!

♥ Conte para mim o que você achou da postagem e do meu blog. Dê também seus palpites, sugestões e ideias.

♥ Você não precisa ter uma conta no Blogger para comentar. Ao lado de "Comentar como" tem várias opções para você selecionar. Se você não tem uma conta no Blogger, é só você selecionar a opção "Nome/URL" e preencher os campos.

- Deixe o link do seu blog pra que eu possa visita-lo.
- Não xingar e nem desrespeite nosso trabalho.
- Caso precise ( fabiana-divandoestilo@hotmail.com )

Volte sempre e obrigada pela visita! :D Você é sempre muito bem-vindo (a) aqui! E não esqueça de CURTIR a FAN PAGE do BLOG no face, e seguir o
INSTAGRAM: @fabii_santo. Beijos, Fabi ♥


O Fabii Santo é um blog pessoal, de beleza, dicas, e muito mais! Todo o conteúdo é criado pela autora do blog e qualquer cópia total ou parcial deve ser creditada ao seu devido autor. As imagens do post, com exceção daquelas de autoria própria, são encontradas em sites diversos. Se você, artista, pessoa pública, site ou empresa, não permite o uso do material, entre em contato via email ou facebook para remoção ou inserção dos créditos corretos. fabiana-divandoestilo@hotmail.com

Direto do Twitter